17 de agosto de 2012

Construção civil e sustentabilidade: relação que inicia com os valores da empresa

Sustentabilidade é a palavra-chave que desperta o interesse de vários setores da economia. E na construção civil não é diferente. Os "empreendimentos verdes" conquistam espaço e inovam a cada dia no que tange à redução de impactos causados ao meio ambiente. Tintas sem solvente, captação e reaproveitamento da água, energia solar são alguns dos exemplos que constatamos no mercado. 




A principal consequência deste processo é a valorização do setor da construção civil. Contudo é necessário ir além. Existe hoje a sensação de que ser sustentável é uma prática que ganhou espaço na pauta de discussão muito mais por estar na moda do que por haver um entendimento do real sentido do conceito.

Ser sustentável vai além de ter um empreendimento ecologicamente correto, mas um desafio essencial. Esse conceito deve estar enraizado na missão, na visão, nos valores e nas práticas das empresas. A bandeira da sustentabilidade ainda é muito utilizada como uma estratégia publicitária, a fim de formar uma imagem positiva da empresa perante a opinião pública.


Conceito sustentável

É importante que todos os colaboradores entendam a importância de se ter um empreendimento sustentável, não porque precisam bater metas ou por ser uma obrigação, mas por compreenderem que este conceito deve fazer parte do seu cotidiano, destaca Machado. 

A construção civil é apenas um dos braços desse desenvolvimento sustentável. Se não houver uma mudança de postura, uma reeducação, de nada adiantará termos empreendimentos verdes, pois eles não serão bem aproveitados. Não adianta pensar em políticas mundiais se não houver um comprometimento pessoal e também empresarial. É preciso ter visão de futuro, pensar e agir, visando um longo prazo.

Via.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...