4 de junho de 2012

Projeto acessível!

Mostra de Arquitetura Universal, que está acontecendo em São Paulo, apresenta ambientes super charmosos com soluções em acessibilidade. Os ambientes nos fazem esquecer imagens tradicionalmente associadas à acessibilidade, como rampas complicadas e barras de aço por todos os lados.




Móveis com cantos arredondados + Tomada a 40 cm do chão.
Tapete embutido + Sofá sem um braço para facilitar a saída da cadeira de rodas e o acesso ao sofá.
Altura da mesa adequada para o encaixe da cadeira de rodas (altura mínima de 73 cm pela ABNT) + Cadeiras sem braço facilitam o uso por obesos + Rodapé alto ajuda na manutenção da casa, já que com a cadeira de rodas é fácil esbarrar a ponta dos pés na parede.



Maçaneta da porta deslizante com formato de alavanca giratória para facilitar o acesso de quem tem dificuldade de movimentar a mão + Trilho na parte superior para deixar o chão livre para pessoas com dificuldade para levantar os pés.
Barras de apoio no corredor facilitam o deslocamento de idosos + Luzes no chão e revestimento contrastante entre parede e piso para auxiliar quem tem baixa visão.
O vaso sanitário mais alto que o comum + Barras laterais ajudam o acesso de idosos e cadeirantes +
Alavanca para facilitar o acesso à descarga para pessoas com dificuldades para movimentar as mãos + Botão de alarme em caso de quedas.




















































Box com banco retrátil e largura regulável + Chuveiro com temperatura regulável através de alavanca lateral + Box sem vidro para evitar que o usuário se machuque no caso de acidentes. O ideal é o uso de cortina. + Espelho com inclinação de 10 graus para que anões e cadeirantes vejam todo o corpo.
Armário com porta de correr e abertura lateral para permitir pegar roupas e sapatos com o corpo posicionado lateralmente, sem inclinar o tronco. + Cabideiro pode ser puxado por cadeirantes e anões com facilidade.
Eletrodomésticos posicionados em altura acessível por pessoas com dificuldade de inclinar o tronco.

Pense nisso!

Via.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...